SOL, AMIGO OU INIMIGO?

 

12993440_156631161400764_3659358241030785304_n

Utilizar foto protetores evita câncer de pele, mas também inibe a produção de vitamina D. Testes demonstraram que o FPS 15 pode reduzir em 30% a síntese desta vitamina, e o FPS 30, em 90%.

Em 2013, durante o 17.o AAD (American Association of Dermatology), foi realizado o forum Controversies in Vitamin D, para discutir sobre os benefícios, riscos e recomendações para manter a dosagem de vitamina D em nosso corpo.

A Radiação UVB, emitida pelo sol, transforma a 7-Dehidrocolesterol, presente na pele, em pré Vitamina D3. Posteriormente, uma série de reações metabólicas passam a ocorrer no fígado, e nos rins, finalizando a produção da Vitamina D, cuja meia vida é de aproximadamente 2 semanas.

Porém temos a compensação no dia-a-dia.

Estudo publicado por De Paula Correia et al, avaliando o nível de radiação na cidade de São Paulo, durante 3 anos, demonstrou que a exposição diária, não intensional, de apenas 25% do nosso corpo ao meio ambiente (face, antebraços e mãos), é suficiente para a produção adequada de vitamina D.

Autor: Maria Rita Resende

Graduada em física e química e pós-graduada em gestão da cosmetologia. Esteticista, cosmetóloga, fisioterapeuta, consultora e palestrante com artigos publicados no Brasil e no exterior. Pioneira no ensino da estética no Brasil e profissional de reconhecida experiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: