P – Tenho muita dificuldade para extrair cistos nos procedimentos de limpeza de pele. Como devo proceder?
Na limpeza de pele, o profissional remove comedões e micro cistos epidérmicos (superficiais).
Ao executar a técnica de extração, a compressão exercida deve ser firme, porém suave, nunca forçando, de forma exagerada, a resistência apresentada pelo depósito de secreção a ser removido.
Os cistos profundos geralmente se desenvolvem como defesa, para que não ocorra a expansão e disseminação do seu conteúdo (sebum + bactérias). Neste caso, a pele desenvolve uma cápsula, que envolve estas secreções, evitando um processo inflamatório mais extenso.
– Nunca tente eliminar este conteúdo, ele será sempre resistente à extração, e as tentativas poderão desencadear pontos inflamados.
Deve-se executar esfoliações controladas (peelings enzimáticos, físicos ou com ácidos) para reduzir a espessura córnea. Cosméticos com Ácido Salicílico são muito úteis, pois têm a propriedade especial de fluidificar o sebum. Utilize loções com ativos antiinflamatórios e descongestionantes com aparelhos específicos ou compressas, para reduzir o volume do nódulo. Aplique máscaras calmantes e antissépticas, que devem estar presentes nos tratamentos anti acne/seborreia.
É essencial que o cliente dê continuidade ao seu trabalho de consultório, com a utilização diária de produtos prescritos por você: esfoliantes, descongestionantes, antiiflamatórios e protetores anti UV, para prevenir manchas.