DÚVIDA DA SEMANA – 02

P – Tenho muita dificuldade para extrair cistos nos procedimentos de limpeza de pele.  Como devo proceder?

Na limpeza de pele, o profissional remove comedões e micro cistos epidérmicos (superficiais).

Ao executar a técnica de extração, a compressão exercida deve ser firme, porém suave, nunca forçando, de forma exagerada, a resistência apresentada pelo depósito de secreção a ser removido.

Os cistos profundos geralmente se desenvolvem como defesa, para que não ocorra a expansão e disseminação do seu conteúdo (sebum + bactérias).  Neste caso, a pele desenvolve uma cápsula, que envolve estas secreções, evitando um processo inflamatório mais extenso.

– Nunca tente eliminar este conteúdo, ele será sempre resistente à extração, e as tentativas poderão desencadear pontos inflamados.

Deve-se executar esfoliações controladas (peelings enzimáticos, físicos ou com ácidos) para reduzir a espessura córnea.  Cosméticos com  Ácido Salicílico são muito úteis, pois têm a propriedade especial de fluidificar o sebum.   Utilize loções com ativos antiinflamatórios e descongestionantes  com aparelhos específicos ou compressas, para reduzir o volume do nódulo.  Aplique máscaras calmantes e antissépticas, que devem estar presentes nos tratamentos anti acne/seborreia.

É essencial que o cliente dê continuidade ao seu trabalho de consultório, com a utilização diária de produtos prescritos por você:  esfoliantes, descongestionantes, antiiflamatórios e protetores anti UV, para prevenir manchas.

Autor: Maria Rita Resende

Graduada em física e química e pós-graduada em gestão da cosmetologia. Esteticista, cosmetóloga, fisioterapeuta, consultora e palestrante com artigos publicados no Brasil e no exterior. Pioneira no ensino da estética no Brasil e profissional de reconhecida experiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: