PROTEÇÃO CUTÂNEA ANTI PM 2,5

O QUE É PM 2,5?

Material Particulado, do inglês Paticulate Matter, que define uma mistura de ácidos, resíduos tóxicos dos combustíveis (especialmente do diesel), metais e partículas de poeira em suspensão na atmosfera.

Já é conhecido o risco para a saúde, causado pela poluição urbana das grandes cidades, e os novos estudos mostraram que devido ao tamanho extremamente reduzido destas partículas (abaixo de 2,5 micrômetros), ela esta diretamente ligada ao potencial de causar doenças e especialmente penetrar nos poros e folículos capilares “sufocando a pele” e o couro cabeludo.

Trabalhos demonstraram que este material particulado (PM), repleto de substâncias tóxicas, quando associado à neblina ou na presença da radiação solar, demonstrou reduzir a Vitamina E na pele, interferindo nos processos de cicatrização, reduzindo o seu pH, aumentando a taxa de secreção sebácea, gerando stress oxidativo, manchas e antecipando as rugas.

 

OS NOVOS PRODUTOS

Pesquisas realizadas na China, Reino Unido, Estados Unidos e mais recentemente no Brasil, mostraram a necessidade de uma abordagem mais completa para a formulação de produtos cosméticos antipoluição, que necessita ir muito além da hidratação e da proteção Anti UV,  e foram destacados 4 pilares:

 

1.o – PROTEÇÃO/BARREIRA  físico-química das células da pele, uma verdadeira solução block, contra a penetração das PM 2,5. Produto de ação neutralizadora dos metais pesados e contra os danos causados pela radiação eletromagnética e pela luz azul, transmitida pelos celulares, computadores, televisores, etc…

2.o – NEUTRALIZAÇÃO e REMOÇÃO  das espécies reativas de oxigênio (Reactive Oxygen Species – ROS), para prevenir agressão ao DNA celular, inibindo a inflamação que induz ao envelhecimento precoce;

3.o – FORTALECIMENTO DA BARREIRA  CUTÂNEA, mantendo a viabilidade e função celular da pele exposta à poluição. Formulação que leva a bio estimulação da proliferação dos queratinócitos, células estruturais da epiderme e essenciais para preservar a hidratação, a elasticidade e viço da pele;
4.o – REPARAÇÃO DO METABOLISMO CELULAR, para impedir alterações nas fibras de colágeno/elastina, e a ativação dos mecanismos de defesa natural, para possibilitar uma melhor adaptabilidade da pele ao meio ambiente,  tornando-a um verdadeiro escudo anti PM 2,5.

Autor: Maria Rita Resende

Graduada em física e química e pós-graduada em gestão da cosmetologia. Esteticista, cosmetóloga, fisioterapeuta, consultora e palestrante com artigos publicados no Brasil e no exterior. Pioneira no ensino da estética no Brasil e profissional de reconhecida experiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: