Inicialmente os OE eram reservados somente aos sacerdotes e reis, que lhes outorgavam também um caráter sagrado, acreditando que eles os aproximavam dos deuses do Olimpo, como uma ponte de força protetora, curativa e estimulante da vitalidade e beleza.
Hoje a utilização dos OE é difundida universalmente. Mas é falsa a ideia de que esta terapia é absolutamente inócua ou eficaz para todas as pessoas, são necessários conhecimento e experiência para praticá-la com segurança.
De acordo com IFRA (International Fragrance Association), uma gota de OE representa entre 25 a 35 g da planta originária. Ela também adverte sobre OE perigosos: OE de Cássia, Canela, Cravo, Anis, Sassafrás, Verbena, e também o OE obtido da raiz de Angélica e do Bálsamo-do-Peru.
PREPARAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL PARA A MASSAGEM CORPORAL
Na massagem corporal, as substâncias aromáticas podem ativar o fluxo de fluídos orgânicos e a circulação linfática, contribuindo para reduzir a retenção de líquidos nos tecidos e os acúmulos linfáticos nas pernas, pés e braços, favorecendo o processo de desintoxicação.
- Misture 20 a 30 gotas do OE escolhido em um frasco de vidro âmbar contendo 50 ml do óleo básico.
- Agite antes de aplica-lo nos movimentos de massagem.