PROTEJA O SEU MELHOR AMIGO!

cao e gato 1

Todos nós sabemos que a Radiação Ultra Violeta é danosa para a nossa pele, e por isto nos protegemos bem… o que não sabíamos até há pouco tempo, é que cães e gatos também precisam usar protetor solar!

O contato direto com a luz do sol nos passeios na rua, brincando no parque, ou relaxando ao sol – na sacada ou no quintal – aumentam as chances de apresentarem queimaduras solares, dermatites inflamatórias, e até mesmo o temível câncer de pele (melanoma), que provoca metástase. A dermatite solar (actínica) atinge mais comumente os gatos, causando eritemas, descamação fina na região das orelhas, pálpebras, nariz e lábios, pela frequente exposição à Radiação UV-B.

UM RISCO CRESCENTE

Devido aos altos índices de Radiação UV, a que estamos submetidos, a incidência de câncer de pele, em humanos, tem crescido assustadoramente, e no Brasil  já são 175.000 novos casos por ano, segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer. Porém só agora há divulgação de que os nossos amigos de 4 patas também correm o mesmo perigo e têm apresentado tumores cutâneos e com frequência cada vez maior.

Os consumidores são a força motriz por detrás da inovação, por isto acreditamos na sua mudança de comportamento em relação aos cuidados com estes animais.

Algumas raças são mais suscetíveis do que outras, e podem desenvolver melanoma ou dermatites causadas pelo sol, na região do tronco. Cães e gatos de pelagem branca, ou com pouca cobertura pilosa, são os mais atingidos, principalmente na ponta da orelha, nas patas, no rabo e no focinho.

RAÇAS COM MAIOR RISCO

Entre outras podemos ressaltar: Boxer de cor branca, Dálmata, Whippet, Staffordshire Bull Terrier da cor branca.

COMO IDENTIFICAR O PROBLEMA

Asperezas e crostas na pele, ou pequenas feridas que sangram facilmente, que não cicatrizam e reincidem várias vêzes no mesmo local.

PREVENÇÃO

Aplicar filtros solares específicos para animais, priorizando os locais onde não há a proteção dos pelos, como focinho, pontas da orelha, etc.

Aplicar 30 minutos antes da exposição ao sol, ou após o contato prolongado com água.

O pelo é excelente proteção natural, porém onde ele se abre e aparece a pele, é necessária a aplicação na região.

oculos para cachorros

Lembre-se ainda de tomar cuidado com os olhos dos animais, eles são bem sensíveis, por isto algumas raças têm verdadeiras “cortininhas” sobre os olhos. Já existem disponíveis óculos especiais, com proteção UV, para cães e gatos!!!

IMPORTANTE: Não encontrando o filtro específico, utilize o infantil e sem perfume.

ATRIBUTOS CHAVES PARA ESCOLHA DO PROTETOR SOLAR

  • FPS mínimo de 30;
  • À prova d’água;
  • Não oleoso;
  • Não pegajoso;
  • Sabor amargo para evitar lambedura;
  • Ser atóxico;
  • De penetração mínima na pele para reduzir irritações.

TRATAMENTO

No caso de diagnóstico de tumor, o tratamento é cirúrgico, removendo-se completamente as áreas afetadas.

Quando a área atingida é mais ampla, para evitar mutilações, utiliza-se a técnica de congelamento do tumor para sua eliminação. Nos gatos, o câncer de pele é mais agressivo e é maior o risco de metástase.

ONDE ENCONTRAR FILTROS SOLARES E ÓCULOS ESPECÍFICOS

Pet shops, clínicas veterinárias, lojas virtuais…

No Brasil já existem várias marcas que oferecem estes protetores:  Pet Society , SunDog , Badger Organics, Menforsan, Dermocent…

cao e gato 2

Autor: Maria Rita Resende

Graduada em física e química e pós-graduada em gestão da cosmetologia. Esteticista, cosmetóloga, fisioterapeuta, consultora e palestrante com artigos publicados no Brasil e no exterior. Pioneira no ensino da estética no Brasil e profissional de reconhecida experiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: